domingo, 25 de novembro de 2007



As novas tecnologias, em particular a internet, vieram para ficar e já começam a alterar o comportamento da sociedade, como um dia fizeram o telefone, o rádio e a TV. Somos hoje a Sociedade da Informação, tendo em nossas mãos uma infinidade de soluções digitais cada vez mais surpreendentes e poderosas.
As novas tecnologias de comunicação e informação devem ser compartilhadas o quanto antes, caso contrário estaremos correndo o risco de criarmos uma nova casta: os excluídos digitais.
A Sociedade da Informação tem que ser para todos, sua democratização deve possibilitar que toda a população tenha acesso às novas tecnologias, utilizando-as em todo o seu potencial, incluindo aí o acesso à rede mundial.
Inclusão digital é a democratização do acesso às tecnologias da informação de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Entre as estratégias inclusivas estão projetos e ações que facilitam o acesso de pessoas de baixa renda às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Dessa forma, toda a sociedade pode ter acesso a informações disponíveis na internet e assim produzir e disseminar conhecimento.
A inclusão digital insere-se no movimento maior de inclusão social, um dos grandes objetivos compartilhados por diversos governos ao redor do mundo nas últimas décadas.
Neste contexto e compartilhando esta filosofia a Prefeitura Municipal de Charqueadas, através da Secretaria Municipal Educação estabeleceu uma parceria com o SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados – o que permitiu a vinda de um Telecentro para nosso município.

Nenhum comentário: