segunda-feira, 26 de novembro de 2007

TELECENTRO E A INFORMÁTICA EDUCATIVA


Quando se trata de informática educativa e/ou qual seria o papel que o computador deveria exercer em escolas, faculdades e etc. há sempre muitas interpretações. Dependendo da visão educacional e das condições técnico/pedagógicas, este termo pode assumir diversos significados.
Segundo o MEC, Informática Educativa significa "a inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades da educação. Os assuntos de uma determinada disciplina da grade curricular são desenvolvidos por intermédio do computador. isto é, Informática Educativa vai muito além de ensinar o aluno sobre competências computacionais, onde o mesmo é treinado em
aplicativos comerciais. Podemos dizer que não basta ter conhecimento técnico e conhecer a fundo os componentes do computador, ou saber programar com diversas linguagens. Há outras diversas vertentes que devem ser levadas em consideração neste processo. O mais importante e necessário é ter consciência das implicações sociais do computador na sociedade.
Pensando nisso, nós do Telecentro de Charqueadas estamos desenvolvendo em parceria com as escolas públicas projetos, onde o uso dos computadores é visto como uma ferramenta de auxilio na construção do conhecimento, pois segundo Pierre Lèvy, a internet nos permite hoje criar uma inteligência coletiva, que é a capacidade de trocar idéias, compartilhar informações e interesses comuns, criando comunidades e estimulando conexões de forma interacionista Para Vygostsky, a interação social é a base do desenvolvimento do processo educacional. O conhecimento é construído ao longo da história social do homem, em sua relação com o mundo, através de mediações. Neste espaço vamos divulgar vários destes projetos.

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